Qual cola usar na montagem de bijuterias

Oi meninas e meninos tudo belezinha?
Vamos para mais uma resenha sobre montagem de bijuterias. 
Dessa vez vou falar sobre as colas que usamos e para que serve cada uma, pois algumas meninas disseram que tinha duvida qual cola usar, principalmente para maxi colares, maxi brincos etc...
Então agora vou tirar as duvidas de vocês.

Existem varias colas que podemos usar nas bijuterias:

1 - Cola de 2 componentes: (araldite ou gepoxi)
É a cola mais resistente, a que mais utilizamos na confecção de bijuterias. Vem com dois tubinhos separados, um com resina e outro com endurecedor. Quando misturamos em partes iguais os dois produtos é que a função de cola se ativa. Tem com secagem de 5min, 10min ou até 2hs.
Quando for utilizar, prepare sempre quantidades bem pequenas, para não haver desperdício. Quando a mistura estiver bem homogênea, aplique na peça que deseja colar com auxilio de um palito, como mostro nos meu vídeos. Depois deixe secar por algumas horas, mesmo se usar a que seca em 5min.


Serve para: colagem em brincos de estamparias, fundições,
colagem de chatons, colagem de strass, colagens em couro ou courinho, resinas, metais, pedraria, em superfícies lisas e porosas, terminais, pode ser usada para os maxi colares, maxi brincos, maxi pulseiras e etc.

2 - Cola de contato ou universal: 
Precisa ser aplicada nas duas partes que serão coladas e depois deixar descansar por alguns minutos. Só depois que devemos juntar as duas partes, que ficarão bem firmes. É transparente e tem cheiro bem forte.



Serve para: Colar superfícies porosas como tecido, fita, feltro, couro) ...etc.

3 - Cola de strass
É vendida em um vidrinho parecido com o de esmalte, é uma cola branca leitosa que ao secar fica totalmente transparente. 


Serve para: aplica em peças para colagem de strass, use apenas quando for colar strass bem pequenos, porque a fixação em superfícies grandes não é muito boa. Quando forem trabalhar com pedras maiores, opte pela cola gepoxi ou araldite.

4 - Cola instantânea ou tek bond:
É uma cola de secagem rápida, e uma das menos usada em bijuterias, sendo usada mais para ajustes. Use apenas pequenas gotas, para que não manche a peça. Cuidado que pode colar os dedos.

Serve para: fixar em nós de cordões, fitas, fio de nylon, linhas e etc... usando apenas uma gota com auxilio de um palito, como mostro nos vídeos, e também para colagem de cordões em fecho.
OBS.: Mais se não tem muita habilidade com essa cola prefira a gepoxi ou araldite para colagem em fecho ou terminais.

5 - Cola pano ou cola jeans:
É uma cola com secagem demorada, em media fica de um dia para outro secando, é muito usada nas bijuterias para confecção de maxi colar, maxi pulseira, maxi brinco, e ao secar fica transparente.


Serve para: colagem de chatons, correntes, fio de strass, cordões em feltro e tecido.
OBS.: A cola jeans fixa melhor.

Bom amores, essas são as colas que usamos nas confecções de bijuterias. Espero que este post esclareça as duvidas de vocês.
Até o próximo post, com mais uma resenha.
Deixem comentários!
Beijinhos...

6 comentários:

  1. Olá. O araldite funciona mesmo? Tenho alguns brincos e todos soltam a base :/ isso porque uso o super bonder. Se o araldite resolver vou ficar suuuuper feliz

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. COMPRE CONOSCO FRETIS GRTIS PARA TODO BRASIL,ZAP 73982385518
    --- https://www.facebook.com/photo.php?fbid=402217503488298&set=p.402217503488298&type=3

    ResponderExcluir
  4. ALIANÇAS--COMPRE CONOSCO FRETIS GRTIS PARA TODO BRASIL,ZAP 73982385518
    --- https://www.facebook.com/photo.php?fbid=402217503488298&set=p.402217503488298&type=3

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas dicas. Ontem colei chaton com Araldite mas fica difícil colar pois os dedos ficam com cola passa para a pedra e a cola aparece dos lados. Existe um modo diferente de colar chatons, uma pinça especial?

    ResponderExcluir

Agradeço a todos
pela vista!

TOPO